câncer de laringe

Como prevenir o câncer de laringe

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe. O câncer de laringe é um tumor maligno no órgão da voz e da respiração. Esses tumores são formados por células que se multiplicam rapidamente e descontroladamente, destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas) e para os pulmões.

A laringe pode ser dividida em três diferentes compartimentos: subglote, glote e supraglote. É na glote que estão as cordas vocais e é esse o principal local de formação do câncer de laringe. De acordo com estudos, 60% dos casos de câncer de laringe acometem a glote. O tipo mais comum é o carcinoma das células escamosas, com predominância entre os 50 e 70 anos de idade.

Causas e sintomas do câncer de laringe

Os principais fatores de risco para o câncer de laringe são a ingestão excessiva de álcool e o cigarro. A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença. Além disso, pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e a beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Outros fatores de risco mais raros são: exposições ocupacionais (a determinados produtos químicos ou ao pó de madeira, por exemplo), dieta pobre em frutas e verduras, infecção por HPV e refluxo gastroesofágico.

A rouquidão é o principal sintoma e sinal de alerta para o câncer de laringe. Mas existem outros sintomas, como: tumores no pescoço, dor e dificuldade para engolir, desconforto ou sensação de “espinho” na garganta, dor de ouvido, sangramento ao tossir e falta de ar.

O tratamento do câncer de laringe considera o estágio da doença e conta com os seguintes recursos: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura que podem atingir índices superiores a 90% nos quadros iniciais.

Como evitar o câncer de laringe

O primeiro passo para evitar a doença é excluir o uso do cigarro. Ele é o principal vilão da doença e causador de vários problemas de saúde. Além disso, alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a evitar o câncer de laringe:

  • Articule bem as palavras: falar com calma e desenvolver uma impostação e ritmo de fala naturais são medidas que evitam a formação de nódulos e pólipos;
  • Invista na maçã: a fruta atua como adstringente e tonificante. Inclua também salsão na dieta, ele ajuda a diminuir a viscosidade do muco nas pregas vocais e na região bucal, diminuindo a formação de pigarro;
  • Tome bastante líquido: a hidratação é importante para as pregas vocais e para todos os órgãos que compõem o aparelho fonador;
  • Evite alguns alimentos e invista em uma alimentação saudável: evite mel, leite, café e chocolate. Esses alimentos aumentam a viscosidade do muco, provocando pigarro. Evite ainda condimentos, como gengibre, cravo e canela, pois machucam a mucosa;
  • Combata o refluxo: o tratamento de doenças como o refluxo também minimiza a chance de uma pessoa ter câncer de laringe. 

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp