NÓDULOS PAROTÍDEOS

A glândula parótida localiza-se na face na região anterior a orelha bilateralmente. Ela é responsável pela produção de saliva que ajuda na deglutição e digestão dos alimentos.
A maioria dos nódulos na parótida, cerca de 80%, são de caráter benigno. Geralmente eles não produzem sintomas, porém causam abaulamentos na face com o seu crescimento. Os nódulos de caráter maligno, cerca de 20%, podem causar paralisia em partes da movimentação facial, vermelhidão na pele, dor e formigamentos na face.

Diante de nódulos em crescimento na região da parótida, deve-se realizar exames de imagem como a ultrassonografia e/ou a tomografia computadorizada, bem como a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) desses nódulos para sabermos se estamos diante de um nódulo benigno ou maligno.

A realização de cirurgia da parótida, a parotidectomia, pode ser parcial, superficial ou total com preservação ou não do nervo facial (nervo responsável pelos movimentos da face).

A investigação e a cirurgia de nódulos parotídeos deve ser realizada por um cirurgião de cabeça e pescoço, que é o especialista mais indicado nesses casos.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp